Acesse o site Uniso.BR

STRICTO SENSU

Nos cursos de Mestrados e Doutorados Uniso, você adquire habilidades e realiza pesquisas que vão transformar não só o mundo do conhecimento, como sua carreira acadêmica.

O que é Pós-Graduação Stricto Sensu?

É a etapa de formação universitária posterior à Graduação que tem como foco a pesquisa científica, ou seja, a formação de pesquisadores, bem como a capacitação técnico-profissional avançada do estudante.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu podem oferecer cursos de Mestrado, nos quais podem ingressar os estudantes com graduação completa, e de Doutorado, para aqueles que tenham concluído o Mestrado.

O percurso formativo possibilita ao estudante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob a orientação de um professor, que, ao fim, resultará em uma dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado, cuja aprovação possibilitará a obtenção da titulação de Mestre ou Doutor.

A Uniso possui quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Ciências Farmacêuticas (Mestrado e Doutorado); Comunicação e Cultura (Mestrado); Educação (Mestrado e Doutorado) e Processos Tecnológicos e Ambientais (Mestrado). Todos os Programas são reconhecidos pelo MEC - o reconhecimento garante a validade nacional dos diplomas de Mestrado e Doutorado e só é concedido mediante a recomendação da Capes, órgão responsável pela avaliação dos Programas.

A quem se destina?

A Pós-Graduação Stricto Sensu oferece formação para quem quer seguir a carreira acadêmica, atuar como pesquisador ou docente, e para quem busca qualificação técnico-profissional de alto nível.

O que são alunos regulares e especiais?

O aluno poderá cursar a Pós-Graduação em duas modalidades, como aluno especial ou aluno regular, ingressando por meio de processos seletivos distintos, realizados em diferentes épocas do ano:

Aluno Especial

É o aluno que está cursando disciplinas isoladas que poderão ser aproveitadas, posteriormente, como aluno regular. É uma condição que possibilita ao aluno conhecer sua área de interesse e validar sua escolha, antes de criar vínculo efetivo com o Programa. Para se matricular como aluno especial, o candidato deverá se inscrever no processo seletivo e ser aprovado na entrevista.

Nessa modalidade, o aluno pode cursar uma disciplina eletiva por semestre – até três, nos Mestrados, e duas, no Doutorado – antes de se vincular ao curso. Posteriormente, quando ingressa como aluno regular, pode solicitar o aproveitamento de estudos e obter o relativo desconto nas mensalidades.

Aluno Regular

É aquele que ingressa no curso após aprovação no processo seletivo próprio, que possui número limitado de vagas e inclui prova escrita e entrevista, a análise do currículo e avaliação do projeto de pesquisa, e também exame de proficiência em língua estrangeira, conforme as regras de cada Programa. Esse aluno deverá cumprir a carga exigida de disciplinas obrigatórias e eletivas.

Quando posso me inscrever?

A Uniso oferece dois processos seletivos, para alunos especiais, em julho, e para alunos regulares, em outubro ou novembro, conforme o Programa.